O que é o Cache do Google?

Para poder calcular e exibir em décimos de segundo os resultados de busca, o Google utiliza-se de uma cópia das páginas de sites na internet rastreadas por seu robô Googlebot, armazenadas em seus servidores. Essas páginas são chamadas de cache Google e juntas compõem o índice do Google. Assim, os resultados que vemos na tela de resultados dos sites de busca foram calculados com base nessa cópia das páginas. A cada nova passagem do Googlebot pela página, o Google verifica se houve alguma alteração em seu conteúdo. Em caso positivo, são recalculados os diversos fatores que influenciam o posicionamento da página nas buscas (densidade de palavras-chave, negritos, nome de imagens, dentre muitos outros) e essas alterações serão eventualmente refletidas num melhor ou pior posicionamento nos resultados de busca.

Como visualizar o cache Google

Existem diversas fomas de se visualizar o cache Google. Mencionamos abaixo 3 delas:


1. Se você souber a URL da página que quer visualizar o cache, digite “cache:(página a ser pesquisada)” no campo de busca do Google. Por exemplo, para visualizar a versão armazenada da página de notícias da região sudeste do site da Climatempo, faça uma busca por cache:www.climatempo.com.br/noticias/sudeste/ .

cache google climatempo

O resultado mostra a última versão da página armazenada no Cache Google. É baseado nesse conteúdo que o Google calcula o posicionamento da referida página para as suas buscas, e não no conteúdo atual da página, que pode ter sido alterado desde a última visita do Googlebot. Preste atenção na data exibida no cabeçalho do resultado.