Como Funciona o Google

Links – o princípio de tudo

Links são textos ou imagens em que você clica e é direcionado a outra página ou a outra área da página em que está navegando. Por exemplo, se você clicar neste link, será direcionado à página inicial de nosso tutorial SEO. Geralmente, ao passar o mouse por cima de um link, o seu cursor mudará o formato, o link aparecerá no rodapé de seu navegador internet e eventualmente um texto em destaque aparecerá junto ao link. No nosso caso, programamos o texto em destaque como sendo “Clique e vá à home do tutorial SEO”

O que é um link

O Google descobre páginas na internet seguindo links através de seu robô. Quando sua página não recebe links de outras páginas é mais difícil ela aparecer no Google.

Índice do Google (Google Index)

Seria inviável e extraordinariamente lento se, a cada vez que uma busca fosse realizada no Google, este tivesse de:

  • procurar na internet todas as páginas relacionadas à palavra-chave buscada
  • classificá-las por relevância
  • disponibilizá-las na sua tela de resultados (SERP)

Para conseguir exibir respostas relevantes às buscas realizadas, o Google e os demais sites de busca varrem a internet por meio de “robôs” como o Googlebot, armazenando em seus servidores os textos encontrados nas páginas e gerando arquivos de meta-dados com informações sobre as páginas rastreadas. O índice do Google, do inglês Google Index, é exatamente essa “cópia da internet” feita pelo Google em seus servidores e indexada de forma a disponibilizar por ordem de relevância as buscas realizadas pelos usuários do Google. Duplicada inúmeras vezes entre seus diversos datacenters, permite calcular o posicionamento e exibir resultados para buscas em décimos de segundo. Em sua tela de resultados, o Google exibe, a cada busca realizada, o tempo levado para calcular qual o resultado mais relevante à busca feita.

tempo de resposta de uma busca

O resultado exibido pelo Google, então, é baseado em dados armazenados em seus servidores, e não no que de fato está na internet naquele momento. É possível que o conteúdo exibido nos resultados do Google seja diferente do que se encontra atualmente no site, pois esse conteúdo pode ter sido alterado ou mesmo removido. Para diminuir esse problema, os sites de busca constantemente aprimoram os seus algoritmos e atualizam o seu índice com uma frequência cada vez maior. Quanto mais frequente for a atualização de conteúdo em seu site, mais frequentemente ele será visitado pelo Googlebot, mais rapidamente seu novo conteúdo entrará no índice do Google e mais rápidamente será exibido nos resultados de busca. Para checar se a informação armazenada nos servidores o Google é a mesma atualmente em seu site, leia nossa página sobre o Cache Google.

Quais dados de um site são lidos pelo Google?

O Google “lê” texto. Não tem como (ainda) interpretar o que está em uma imagem, e tem dificuldade para ler javascript e flash. Assim, ao desenvolver um site, leve em consideração que o texto deve estar visível ao Google. O cache do Google permite, na versão somente texto, verificar quais as palavras efetivamente indexadas pelo Google e com isso utilizadas por seu algoritmo para cálculo de posicionamento. Ainda com relação às imagens, o nome do arquivo, o Title e Texto alternativo da imagem e o texto à volta da imagem podem ser utilizados pelo Google para tentar “adivinhar” o assunto da imagem, e com isso ser exibido na busca de imagens.

Resumindo, o índice do Google representa conteúdo da internet armazenado em seus servidores e indexado de forma a oferecer respostas relevantes e extremamente velozes às consultas realizadas.