Correspondência de Palavra-Chave

Quando você decide anunciar no Google AdWords, a primeira coisa a se preocupar é com a escolha das palavras-chave. Ao criar um grupo de anúncios, é necessário definir quais as palavras que farão parte desse anúncio, isto é, as palavras-chave que quando digitadas por usuários do Google farão com que o seu anúncio apareça. Ao incluir uma palavra-chave em seu grupo de anúncios, o Google exibirá por padrão o(s) seu(s) anúncio(s) de texto a cada vez que alguém buscar no Google para a palavra-chave digitada, plurais, sinônimos, erros gramaticais, complementos. Nem sempre o resultado é o esperado.

Por exemplo, se você possui uma loja de perfumes e importados em Curitiba e incluir em sua campanha a palavra-chave perfumes importados , a sua busca pode aparecer quando alguém busque por Comprar perfume importados em São Paulo, por mais que você trabalhe apenas em Curitiba. Você pode evitar que seu anúncio apareça para pesquisas fora do seu público-alvo com uma escolha correta de correspondência de palavras-chave. Ela nos permite focar os anúncios apenas para as buscas que podem de fato atrair mais clientes ao seu site. Dominar estas correspondências pode economizar muito dinheiro em cliques desperdiçados e muitas vezes ser a diferença entre o sucesso e o fracasso de seu negócio na internet.

Mudanças nas Correspondências em Frase e Exata em 2012

Em 2012, o Google habilitou uma funcionalidade nas configurações de campanhas que permite que erros gramaticais, plurais e variações próximas disparem anúncios de correspondências de palavras-chave frase e exata. Essa mudança deve-se à constatação de que pelo menos 7% das consultas de pesquisa conterem um erro de ortografia. Uma vez que esta funcionalidade está habilitada por default, vamos utilizá-la para exemplificar esta página do tutorial. Caso o anunciante opte por não utilizá-la, as palavras-chave de correspondência de frase e exata devem cobrir as variações, erros de ortografia, singular e plural, variações de um mesmo radical, acentos e abreviações.

Para habilitar ou desabilitar essa opção, siga o passo-a-passo abaixo:

  • Entre na aba Detalhes de Campanhas
  • Em Opções de correspondência de palavras-chave selecione Incluir plurais, erros ortográficos e outras variantes próximas para habilitar e Não incluir variantes aproximadas para desabilitar essa opção.