Remarketing Dinâmico 

O Remarketing Dinâmico é uma ferramenta que, assim como o Remarketing tradicional, possibilita o anunciante exibir seu anúncio ao longo da Rede de Display para os usuários que já visitaram o seu site ou determinada página dentro deste. A grande diferença entre ambos é que, com o Remarketing Dinâmico, é possível mostrar anúncios específicos de produtos que o usuário visitou.

A ideia por trás do remarketing dinâmico pode ser esclarecida com um exemplo. Se um usuário visita um site de artigos esportivos e entra na página específica de um modelo de tênis, mas não o compra, o anunciante da loja online poderia mostrar um anúncio deste mesmo item para o consumidor potencial, quando este estivesse navegando pela rede de Display. Desta forma, o anunciante consegue reforçar ainda mais a presença online da sua marca e atrair os consumidores que já expressaram interesse por seus produtos.

Para conseguir esta mágica, o anunciante precisa configurar o remarketing dinâmico em sua conta do Adwords, além de desenvolver uma conta do Merchant Center e vincular ambos os perfis. É por meio do feed de dados do Merchant, que o Google conseguirá desenvolver anúncios de produtos específicos, para exibi-los aos usuários que visitaram o website.

Pré-requisitos

Para conseguir configurar o remarketing dinâmico, o anunciante precisa:

– Vender produtos, e não serviços;
– Fazer vendas online, através de seu site, de forma que o usuário seja capaz de completar uma transação no website.

Etapas de configuração

1) Criar uma conta do Merchant Center

a) Abrir uma conta do Google Merchant Center em www.google.com.br/merchants e preencher o cadastro com as informações da loja virtual
b) Criar um Feed de dados, seguindo as especificações necessárias, e subí-lo para o Merchant Center.
c) Reivindicar o website. Esta etapa é necessária para que o Google tenha certeza de que anunciante é o proprietário do website.
d) Vincular a conta do Merchant Center com a do Google Adwords.

2) Configurar o Remarketing dinâmico no Google Adwords e popular suas listas

Gerar a tag de Remarketing Dinâmico dentro da conta Adwords, visitando a seção “Biblioteca Compartilhada” e depois “Públicos-alvo”. Depois, é necessÁrio instalar o tag no website. O código do remarketing dinâmico tem alguns parâmetros específicos, que possibilitam identificar as visitas em cada produto. Para as campanhas de remarketing dinâmico começarem a rodar, as listas de remarketing precisam ser populadas com ao menos 100 visitantes.

3) Criar uma nova campanha de remarketing dinâmico

Basta criar uma campanha nova para Rede de Display – Remarketing e configurá-la para Remarketing Dinâmico.