O que é Link Building?

Link Building é uma arte. É, sem dúvida, o trabalho mais árduo em SEO, mas é também o mais recompensador. E não há uma definição por si só, pois definir diminuiria o valor do Link Building.

Se formos falar a grosso modo, Link Building é trabalho/esforço/empenho/tática de adquirir links de outros sites. Fica até complicado falar assim pois é algo muito importante para todas as pessoas que trabalham com marketing e vai além de uma simples definição. Vamos explicar o porque.

Desde o surgimento, todos os motores de buscas sempre deram uma grande importância para os links. É através deles que eles encontram os mais diversos tipos de sites e são capazes de adicioná-los ao seu índice. Houve uma época em que eles eram o único fator na hora de rankear um site, mas isso já faz mais de 12 anos. Hoje eles são muito importantes, mas não são os únicos fatores de rankeamento.

Os motores de buscas tratam os links como votos e os usam para medir a popularidade e relevância de um site na internet.

É como na vida real: se alguém que você não conhece for apresentado a você por várias pessoas diferentes e todas elas a apresentarem dizendo: “Essa pessoa é excelente em fotografias”, você vai crer que essa pessoa desconhecida seja realmente excelente em fotografia.

Agora imagine a seguinte situação: ao invés de pessoas aleatórias o Barack Obama fale publicamente que essa mesma pessoa é excelente em fotografia. Você daria muito mais crédito a essa referência, pois ela tem mais autoridade.

Funciona da mesma forma com os motores de busca: eles atribuem valores através de vários algoritmos a todos os sites da internet, para saber sua relevância e popularidade. E um site sem esses conceitos não consegue um bom posicionamento no ranking do Google, o que impede que ele ganhe um tráfego considerável.

Link Building deveria ser um conceito assimilado por todo profissional de marketing digital. Quando isso acontecer, nenhuma oportunidade de ganhar um link bom será perdida e cada vez mais tráfego será gerado.

Fazer link building demanda criatividade e capacidade analítica.

Por que Links são importantes?

Como dito anteriormente, são eles os responsáveis por ditar a popularidade e relevância de um site. Um site sem links não consegue se posicionar bem nos motores de busca e consequentemente recebe pouco ou quase nenhum tráfego orgânico.

De 2 em 2 anos a Moz realiza uma pesquisa com os melhores profissionais de SEO ao redor do mundo em busca de elaborar a pesquisa mais conceituada e aceita no mercado sobre os Fatores de Rankeamento. A última foi em 2013 e os links estão presentes em 40% dos fatores de rankeamento citados na pesquisa.

O valor de um Link

Nem todo link é igual. Definitivamente. Cada um tem sua forma de ser avaliado pelo Google e atribuir valor positivo ou negativo para o seu site. Sim, alguns links podem prejudicar o seu site e até mesmo causar uma punição severa no Google, por isso tome bastante cuidado.

Na época em que os links eram os únicos responsáveis pelo rankeamento de um site, os motores de busca não eram bons em definir a qualidade de um link, eles simplesmente consideravam a quantidade e o texto âncora, a maior referência sobre o assunto da página linkada. Com isso os “spammers” criaram diversas ferramentas que podiam gerar milhares de links por dia em sites de baixa qualidade e com textos âncoras exatos.

A medida que os motores de buscas foram evoluindo, eles passaram a distinguir o valor de cada link e a sua importância para o rankeamento foi diminuindo, mas não ao ponto de ser extinta.

Hoje em dia é necessário ter um bom perfil de links. Isso quer dizer que você deve ter links variados e de qualidade. É necessário se preocupar com fatores além do link em si, como ter a palavra-chave no texto âncora. Esse tipo de detalhe ainda conta muito. Vamos aprofundar um pouco em o que é um bom perfil de backlinks.

Há duas coisas essenciais em um bom perfil de links: quantidade e qualidade.

Quantidade:

Ter quantidade de links envolve ter:

  • diversidade de domínios que linkam para você
  • diversidade de tipos de domínios de links para você

Diversidade de domínios que linkam para você: cada domínio tem uma força para os motores de busca e, quanto mais força seu domínio receber, melhor.

Diversidade de tipos de links para você: não adianta ter vários sites de notícias linkando para o seu site e não ter nenhum outro tipo de site. Diversificar o tipo de domínio se refere a conseguir links de vários tipos de sites.

Um perfil de links têm vários tipos de sites como blogs, notícias, diretórios, empresas e etc, e um bom equilíbrio entre domínios e quantidade de links. Não é um bom perfil de links um site que tem 1000 links de um único domínio, por exemplo.

Qualidade:

Mensurar a qualidade de um link envolve diversos fatores. O texto âncora de um link é um dos principais fatores que indicam para os motores de busca do que o site linkado se trata. Por mais que depois do Update do Google, chamado de Pinguim, o texto âncora exato passou a ser considerado um fator forte de spam, conter a palavra-chave em alguma parte do texto âncora é bem válido.

Para os motores de busca, os melhores links são os naturais e qualquer link que tentamos conseguir deve soar o mais natural possível aos motores de busca. Ter milhares de links com o mesmo texto âncora não é nada natural, por isso é passivo de punição.

Os melhores links são os de domínios com métricas altas, os sites com muita autoridade. Quando mais relevante é um site no seu nicho, melhor será o link que ele te enviar.

Elementos de uma página que afetam a qualidade de um link

Como dito anteriormente, os motores de busca não olham simplesmente para o total de número de links apontando para o seu site. Eles consideram diversos fatores e tentam atribuir a qualidade de um link e a força que o mesmo deve passar para a página linkada. Vamos aprofundar nos principais elementos do valor de um link:

Número de links apontando para fora da página

Se a página que está tentando conseguir um link já linka para vários outros sites é melhor deixar de lado e procurar outra página para conseguir um link. Cada página possui uma força ou um valor. Quanto mais links saindo dela menos valor ela passa para cada um.

A qualidade dos sites que estão sendo linkados na página

É o conceito de má vizinhança. Se uma página somente linka para sites pornôs, o seu link no meio disso passa ter um valor baixo e quase chega a ser negativo.

Número de links para aquela página

É bem simples, quanto mais links uma página tem, mais valor ela tem. E com isso mais valor o seu link terá naquela página.

Número de links para aquele domínio

O mesmo conceito anterior só que agora no nível do domínio. Cada página tem um valor e cada domínio tem um valor. Eles são diferentes e precisam ser analisados assim. Quanto mais links externos você conseguir de sites que tenham muitos links no nível do domínio mais força você receberá.

Idade do domínio

Não é um senso comum entre os profissionais de SEO, mas o que se sabe é que com a idade vem a autoridade. Domínios antigos tendem a ter mais força e por isso conseguir links deles é valioso.

A página ser acessível aos motores de busca

Se os motores de busca não podem indexar a página, um link nela não vale de nada. Isso vale para sites em Flash, iFrames e alguns outros tipos de páginas que impedem os motores de busca de indexarem.