O que são links?

Links são trechos da página de um site que apontam para as outras do mesmo portal ou de outros sites. São formas que o web designer tem para levar o visitante de sua página até outra (links internos) ou então para direcionar o visitante a outro site (links externos) que tenha alguma relação com o assunto tratado naquela página. Também é comum a existência de links para sites de amigos, sites de interesse público, e uma infinidade de outras finalidades.

Backlinks, Inbound Links ou Links Entrantes

Trata-se de sites na internet que apontam para o seu site. Chamados de backlinks, inbound links ou links entrantes, eles são fatores de grande importância na definição do posicionamento de um site na página de resultados do Google (SERP). Além disso, também assumem o papel principal na definição do Page Rank de uma página. A lógica dos mecanismos de busca é que, se vários sites na internet apontam para um determinado site, esse deve ser a autoridade na internet no assunto ao que se refere à página.

Para verificar a quantidade de links apontados para o seu site, digite “link:www.oseusite.com.br” (trocando oseusite.com.br pelo seu domínio) no campo de busca do Google ou do Yahoo. Neste caso, o site do Yahoo apresenta resultados mais atualizados do que o Google que, propositalmente, mostra uma quantidade reduzida de inbound links.

Link Exchange (Troca de links)

Devido à sua importância, backlinks são um dos principais alvos de webmasters que querem subir rapidamente no posicionamento dos mecanismos de busca. A indústria de troca de links é muito forte fora do Brasil. Webmasters procuram ativamente trocar links com outros sites, algo como “eu aponto para você e você aponta para mim”. Com isso, sites ganham um grande número de backlinks e aumentam sua importância perante os mecanismos de busca.

Uma troca “natural” de links é saudável para a internet e para buscadores, pois ajuda a identificar sites que sejam a autoridade em algum tópico (ou palavra-chave, se pensarmos como o Google pensa). Links de sites de paraquedismo apontados para sites de bengalas para idosos, por outro lado, não agregam em nada e têm o simples propósito de aumentar a quantidade de links apontados para um determinado site. Existe, inclusive, sites na internet especializados em intermediar a troca de links com todos os tipos de sites.

Compra de links

Compra de links se refere à prática de comprar links em outros sites. Trata-se de uma prática comum e auxilia um site a aumentar a sua visibilidade. Pode acontecer por meio de links patrocinados, de uma imagem, banner online, janela pop-up, vídeo ou diversas outras formas. Uma grande quantidade de sites na internet são financiados por propagandas. O próprio Google tem quase a totalidade de seu faturamento vindo de venda de links aos anunciantes.

Diversos webmasters aproveitam desse mecanismo para subir artificalmente o seu posicionamento nos mecanismos de busca. Comprando links em sites espalhados pelo mundo, incluindo link farms (ver explicação abaixo), há o aumento do Page Rank e, consequentemente, sobe o posicionamento das palavras-chave nas páginas de resultados dos buscadores (SERP).

Link Farm (Fazenda de links)

Alguns sites na internet têm o único propósito de vender espaços para links pagos. Eles costumam organizar suas páginas em categorias, onde posicionam os links de seus “clientes”. Assim, como na troca exagerada de links, o link farms é um mecanismo usado para burlar o algoritmo do Google e afins, e visa dar ao site mais importância do que ele teria “naturalmente”.

O que pensam os buscadores sobre compra e troca de links?

Mecanismos de busca procuram sempre oferecer o resultado mais relevante possível aos usuários. Dessa forma, procura-se detectar práticas que burlam as suas diretrizes ao desconsiderar o algoritmo links que tenha origem duvidosa e o único objetivo de melhora no posicionamento nos resultados.

Google Penguin Update

O Google Penguin é uma atualização do Google com o objetivo de garantir que os resultados de busca possuam sites com links de qualidade, desconsiderando links suspeitos em sites que, por sua vez, podem perder o posicionamento caso dependam deles para ranqueamento.