Page Rank

O algoritmo que permite a classificação por relevância das páginas do seu site

Desenvolvido inicialmente por Larry Page com a posterior colaboração de Sergey Brin, fundadores do Google, o PageRank (representado por PR) foi a base para o surgimento do algoritmo do Google. Esse nome faz uma alusão ao criador (Larry Page) e ao fato de ser uma nota dada pelo Google às páginas indexadas em seus servidores. PR é uma das centenas de variáveis utilizadas pelo Google para definir quem aparece primeiro nos resultados naturais.

O PageRank de um site varia de 0 a 10. Poucos sites possuem PR=10, como o Google e a Casa Branca. No Brasil, para se ter um exemplo, a página inicial do UOL e do Terra alternam entre PR=6 e PR=8. Quanto mais alto for o PageRank, maior a possibilidade de um site aparecer bem posicionado na tela de resultados do Google.

O PageRank foi a grande sacada do Google para se tornar o site de busca preferido pela esmagadora maioria dos internautas. Inicialmente, os sites de busca se baseavam no seu algoritmo, principalmente, em elementos do próprio site. As Meta Tags e a densidade de uma determinada palavra na página e no site eram os fatores mais importantes para determinar o posicionamento do site. Esses elementos eram, porém, facilmente manipulados por webmasters que buscavam melhorar o posicionamento de seus sites no Google.

O Google criou então o PageRank, um mecanismo de “votos”. Cada link de uma página apontada para outra é considerada um “voto”, uma recomendação daquela página à página para onde o link se direciona. Quanto mais importante, isto é, quanto mais alto for o PageRank da página de onde sai o link, mais importante é o “voto” dado à página de destino.

Como visualizar o PageRank

Existem diversas ferramentas para se visualizar o PageRank. A mais comum, que a maior parte das pessoas inclusive já têm instalado, é o Google Toolbar.

pagerank toolbar

Alguns sites permitem visualizar o PageRank diretamente entrando-se a URL da página.

É importante notar que o PageRank exibido por estas ferramentas é atualizado poucas vezes ao ano. Por isso, o PageRank que você vê não necessariamente reflete o PageRank atual daquela página. Algumas sites possuem ferramentas que procuram prever qual o PageRank atual da página, com esta. Essas estimativas são porém longe de ser confiáveis.

Toolbar PageRank x Real PageRank

Apesar de só atualizar o PageRank visível poucas vezes ao ano, o Google calcula constantemente o PageRank de uma página para efeito de posicionamento. Por isso, o PageRank visível (chamado também de Toolbar PageRank) não deve ser levado muito a sério. Se o seu site deu um pulo no posicionamento com as principais palavras-chave, provavelmente, você ganhou links importantes de sites com um PR alto, mas não necessariamente esse salto de PageRank aparece no Toolbar PageRank de seu site.

Toolbar PageRank varia de 0 a 10 e é apenas uma representação do PageRank real. O gráfico abaixo, dá um exemplo de como poderia ser o PageRank real. É importante notar que, quanto mais alto for o Toolbar PageRank, mais difícil será alcançar o próximo valor. Pular de PageRank 1 para 2 é muito mais fácil do que pular de PageRank 5 para 6.

escala pagerank