Punições do Google

Um membro do Forum WebProWorld disse que existem 3 tipos de punições. São elas:

  • Penalidade -30
  • Penalidade -950
  • Exclusão

Há rumores de que a penalidade de -30 afeta todo o domínio, enquanto a de -950 serve para páginas individuais. Nesses tipos de punições, a busca pelo nome do domínio aparece normalmente, mas os resultados caem no mínimo umas 3 páginas. Alguns acham que não existe o -950, mas sim uma punição onde o site aparece sempre no final dos resultados.

Essas punições na maioria dos casos, são resultados de técnicas de otimização não permitidas (ou black hat). E as mais comuns nesse caso são:

Palavras-Chave: excesso de repetições ou variações semânticas da keyword principal ou quaisquer outras keywords e
Link Building: técnicas para obter links. Esse tipo de punição por link building não permitido é comumente chamada de BLOOP (Backlink Over Optimization).

Em que ele se baseia para fazer essa análise?

Se você tem um site que obtém em média 20 backlinks diários e certo dia consegue 2000 links, pode parecer bastante suspeito. Quando muitos links aparecem em um curto período de tempo, o Search Engine faz uma análise e pode aplicar a punição. Nesse caso o motivo pode ter sido algum script ou um software para link building (ambos proibidos). Por exemplo, se para subir nas buscas, cada site faz uma página de links e aponta para diversos outros, com o intuito de subir nas buscas através de links desses sites relacionados. Isso acarretou uma punição e um prejuízo enorme obviamente, para vários sites envolvidos.

Exclusão

Esse tipo de punição resulta na exclusão total de um site dos índices do Google. Esse tipo de punição geralmente se aplica a violações mais sérias das Guidelines do Google, como o uso de cloaking (técnica de mostrar para o usuário um conteúdo diferente daquele mostrado para o search engine) ou doorway pages que são basicamente páginas criadas com o intuito de enganar o search engine aparecendo para determinadas buscas e enviando os usuários para páginas diferentes daquelas que foram buscadas.

Como evitar as penalidades do Google?

Há muitas soluções discutidas por webmasters na internet. Darei aqui algumas dicas mais comuns:

  • Não usar as keywords excessivamente na página
  • Não linkar, nem se envolver com qualquer site que faça manipulação de links.
  • Faça uma campanha consistente de link building, tentando variar os textos âncora dos links
  • Não utilize cloaking nem faça doorway pages
  • Faça seu site pensando no usuário, e não só no search engine