Rede Didplay 

Imagine um blog que fale de culinária, com milhares de visitas diárias. O blogueiro, para poder rentabilizar esses acessos, decide aderir ao Google Adsense, programa de publicidade do Google. Com isso, permite que o Google exiba anúncios em seu blog.

Se você for responsável pela publicidade de uma empresa de alimentos, restaurante ou fabricante de, por exemplo, panelas, pode ter todo o interesse em anunciar em esse blog. Anunciando na rede de display Google, o seu anúncio de banner ou texto pode aparecer nesse e em milhares de outros sites peretencentes à rede de display Google. Através da contextualização dos anúncios, a maior parte dos anúncios do blog serão relacionados a culinária, fazendo com que a probabilidade de um anúncio ser clicada seja alta.

O anunciante pode escolher diversas formas para definir em que páginas e sites, ou para qual perfil de pessoas, os seus anúncios sejam exibidos:

  • Palavras-Chave: Os anunciantes escolhem uma lista de palavras-chave relacionadas ao seu produto ou público alvo. O Google exibe seus anúncios em páginas de sites onde estas palavras possam ser encontradas.
  • Canais: A anunciante define em quais canais da rede de display o seu anúncio deve ser exibido.
  • Tópicos: O anunciante escolhe tópicos de páginas em que gostaria de ter os seus anúncios exibidos, sem precisar especificar palavras-chave ou canais.
  • Público-Alvo: Com base no histórico de pesquisas, o Google classifica seus usuários de acordo com sua eventual idade, sexo, e interesses. Com isso, o Google permite segmentar campanhas AdWords para essas 3 segmentações.
  • Remarketing: É possível criar mensagens customizadas com base no histórico de navegação de pessoas no site de anunciantes.

É possível ainda combinar essas segmentações. Podemos exibir anúncios, por exemplo, para mulheres acima de 35 anos que acessem sites com palavras-chave como “rejuvenescimento” para exibir anúncios de um tratamento anti-rugas.

À medida em que mais segmentções forem sendo utilizadas, o Google exibe uma representação gráfica da intersecção de escolhas:

segmentação