Como usar rótulos no Google AdWords

Com os rótulos, você pode organizar os elementos na sua conta em grupos significativos para que possa filtrar e gerar relatórios sobre os dados nos quais tem mais interesse com rapidez e facilidade. Os rótulos podem ser aplicados a palavras-chave, campanhas, grupos de anúncios e anúncios. Isso permite que você visualize o desempenho das categorias personalizadas criadas uma em relação a outra e em comparação com entidades sem rótulos em sua conta.

Bob é um varejista on-line que vende peças de vestuário e acessórios para homens e mulheres. Ele tem campanhas para sapatos, roupas e bolsas para cada um dos seus três mercados principais (Nova York, Massachusetts e Pensilvânia), e cada campanha tem grupos de anúncios separados para palavras-chave genéricas e de marca. Essa estrutura (por exemplo, Nova York – Sapatos – Genérico e Massachusetts – Sapatos – Genérico) significa que os anúncios e as palavras-chaves são os mesmos em partes diferentes da sua conta. Sem rótulos, Bob não consegue classificar sua conta ou gerar um relatório com facilidade para ver como os tênis estão vendendo em New York em comparação com Massachusetts. Com os rótulos, no entanto, Bob pode criar o rótulo “tênis” e aplicá-lo a todas as palavras-chave relacionadas a tênis da conta. Ele pode, então, filtrar por esse rótulo na guia Palavras-chave para ver apenas palavras-chave relacionadas a tênis ou usar Relatórios de rótulos da guia Dimensões para agregar desempenho por rótulo. Esses relatórios permitem que ele compare, por exemplo, o desempenho dos tênis em relação a todos os outros sapatos, ou compare o rótulo “tênis” com outros rótulos individuais.

Como compreender os rótulos

O diagrama a seguir ilustra como usar os rótulos para avaliar o desempenho das categorias personalizadas em toda a sua conta. Neste exemplo, foram aplicados dois rótulos, “Preferido” e “Marca” a elementos diferentes na sua conta. É importante saber que os rótulos não são herdados em toda a campanha. Isso significa que, se você aplicar um rótulo a uma campanha, ele será aplicado apenas à campanha, não aos grupos de anúncios e às palavras-chave que fazem parte dela. Se você quiser que um rótulo seja aplicado também a um grupo de anúncios ou a uma palavra-chave individual, deverá aplicá-lo especificamente a cada um deles.

Existem quatro tipos de relatórios de rótulos que podem ser gerados, um para cada tipo de elemento: campanhas, grupos de anúncios, anúncios e palavras-chave. Eles estão localizados na guia Dimensões, na visualização “Rótulos”.

Blue circle corresponding to Label illustration Relatórios no nível da campanha

Ao gerar um relatório de rótulos para suas campanhas, você vê que o rótulo “Favorito” está associado a 18 cliques. Isso ocorre porque o total de cliques de todas as palavras-chave abaixo da Campanha 1, que tem o rótulo “Favorito” aplicado, foi de 18. O rótulo “Marca” está associado a 15 cliques porque as palavras-chave na Campanha 2, que tem o rótulo “Marca” aplicado, receberam 15 cliques. A linha “Restante” está em branco porque não existem campanhas sem rótulos nessa conta.

Rótulo Cliques
Favorito 18
Marca 24
Restante 0
Blue circle corresponding to Label illustration Relatórios no nível do grupo de anúncios

Mas, como os rótulos não são herdados, o resultado é diferente quando você gera um relatório no nível grupo de anúncios. Nessa conta, há apenas um grupo de anúncios com um rótulo aplicado: Grupo de anúncios 2 na Campanha 1. As palavras-chave desse grupo de anúncios receberam um total de quatro cliques. Portanto, ao gerar um relatório de rótulos para seus grupos de anúncios, o rótulo “Favorito” recebeu quatro cliques. O rótulo “Marca” não recebeu cliques no nível do grupo de anúncios porque não existem grupos de anúncios com o rótulo “Marca” nessa conta. “Restante” tem 29 cliques porque esses foram os cliques em palavras-chave de grupos de anúncios sem rótulos.

Rótulo Cliques
Favorito 4
Marca 0
Restante 29
Blue circle corresponding to Label illustration Relatórios no nível da palavra-chave

Os relatórios no nível da palavra-chave proporcionam uma visualização diferente. Aqui, “Favorito” recebeu 17 cliques (palavras-chave A e E), e “Marca” recebeu 12 cliques (palavras-chave A e F) porque esses foram os totais de cliques em palavras-chave com esses rótulos. Os sete cliques recebidos para a palavra-chave A são contados em ambas as linhas, pois os dois rótulos foram aplicados a ela. Como provavelmente muitas das suas palavras-chave terão mais de um rótulo, é pouco provável que o número de cliques em cada linha some o número total de cliques. Nesse relatório, “Restante” tem 11 cliques porque esse foi o número total de cliques acionados por palavras-chave sem rótulos nessa conta.

Rótulo Cliques
Favorito 17
Marca 12
Restante 11

Como gerenciar rótulos

Há mais de uma maneira de gerenciar os rótulos na sua conta. Você pode criar, adicionar e remover rótulos diretamente no menu suspenso “Rótulos” acima da tabela de estatísticas nas guias Palavra-chaveCampanhaGrupos de anúncios e Anúncios. No entanto, se você quiser adicionar ou remover rótulos, bem como editar os nomes, as descrições e as cores deles, ou ver quantos elementos foram designados com um determinado rótulo, acesse a página de administração de rótulos clicando no link à esquerda da tela.